Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar

Talvez você já tenha participado de alguma palestra motivacional com o seguinte experimento: uma bola grande é lançada para a plateia e pedem para que as pessoas a passem de mão em mão, de forma que ela dê a volta completa no local, até voltar ao palco. Quando a bola retorna, o palestrante olha para o relógio e diz em quanto tempo ela fez o percurso, e aí propõe repetir o experimento, mas desta vez com as pessoas sabendo que estão sendo “cronometradas”. Invariavelmente, a bola faz o trajeto mais rápido do que na primeira vez.

Objetivo da brincadeira = mostrar, na prática, que, quando as pessoas sabem que estão sendo “medidas”, elas trabalham de forma mais rápida e mais eficiente. Quando o palestrante anuncia que o tempo será controlado, as pessoas acabam trabalhando mais rápido. É algo inconsciente.

Aí você vai se perguntar: mas qual é a relação deste experimento com o nosso tema de hoje? – “A importância da avaliação médica e física para a prática de atividades dentro e/ou fora da academia.”

Vamos lá! Iniciar uma atividade física e sentir os benefícios promovidos por ela na sua saúde não tem preço. Mas será que – só começar – é o caminho correto?

Tenha em mente que antes de começar qualquer atividade física, é preciso realizar uma Avaliação Médica e Física, elas são de grande importância para minimizar os riscos durante a atividade física e alcançar seu objetivo de forma segura para sua saúde.

“Ahh, calma aí que eu sigo nas redes sociais um cara que sabe tudo do mundo fitness – é só pegar as dicas, não tem erro!”

Ok… ok… ele pode mesmo saber muito e ter alcançado ótimos resultados! Mas lembre-se de um detalhe, você não é ele. Seu corpo tem particularidades só suas.  É claro que podemos usar a internet como fonte de pesquisa para diversos assuntos, mas tome cuidado com suas referências. Muitas vezes essa busca pela informação ocorre de forma indiscriminada, generalista e sem critério, como receita de bolo, esquecendo a individualidade e particularidades de cada um de nós.

Quando procuramos estímulos específicos, realizando atividades intensas, buscando resultados cada vez maiores, seja no esporte, na competição ou no lazer, criamos compulsões físicas ou usamos a atividade física como busca de transmutação do stress diário e/ou angústias de vida, correndo o risco de sobrecarregar nosso corpo, gerando tensões que somadas podem refletir em lesões e desconfortos.

É importante realizar a avaliação médica para verificar se você está apto a praticar exercícios  físicos, já a avaliação física é uma ferramenta importante na prescrição de exercícios, pois identificará  seu percentual de gordura, percentual de massa muscular, se tem algum desvio postural e ainda realizar protocolos com alguns testes de força, flexibilidade e resistência para ver seu grau de aptidão física, permitindo assim a comparação de futuros resultados.

Periodicamente, você poderá requisitar uma nova avaliação física para monitorar a evolução do seu treinamento. Desta forma, sempre saberá se seus objetivos estão sendo atingidos. Vale repetir: “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar” – frase de William Thomson, um dos cientistas mais importantes do século XIX.

Conte com a gente!

Na Max Forma você pode contar com uma avaliação profissional qualificada – médica e física – com a Dra. Sandra, médica da nossa academia, com experiência profissional há 15 anos no ramo de academias. Tenha a certeza de obter um direcionamento qualificado e otimizado para a prática de suas atividades físicas na prevenção, realização, tratamento, performance, bem-estar e saúde.

#SeuCorpoEmFormaConsciente

Compatilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *