Você sabia que os sintomas da menopausa podem começar a serem sentidos muitos anos antes dela chegar?
Pois é, e a nutrição pode te ajudar a passar por esse período de uma maneira mais tranquila.
O climatério é a transição do período reprodutivo ao não reprodutivo. Porém, é somente após 12 meses seguidos sem menstruar que pode-se afirmar que a mulher entrou de fato na menopausa. A idade média da menopausa ocorre entre 48 e 50 anos.
Em casos mais raros pode ocorrer a menopausa precoce, ou seja, a FOP (falência ovariana prematura). Suas principais causas são: uso de medicamentos para o tratamento de câncer, contato frequente com toxinas, uso de drogas, doenças autoimunes, doenças infecciosas e causas hereditárias e genéticas.
Com a chegada da menopausa ocorrem diversas alterações hormonais e físicas, com o aparecimento de alguns sinais e sintomas, sendo estes os mais frequentes:
. Irregularidades menstruais;
. Fogacho (calorões) e suores noturnos;
. Alterações de humor e sono;
. Ganho de peso e perda de massa magra;
. Osteoporose;
. Incontinência urinária;
. Secura vaginal;
. Envelhecimento cutâneo;
. Aumento do colesterol e da pressão arterial.
Mas calma! Não há motivo para desespero. Existem opções de tratamento que visam atenuar seus riscos e sintomas, como a terapia de reposição hormonal, por exemplo. Portanto, converse com seu médico de confiança e busque a melhor opção para você.
Agora, independentemente do uso ou não da terapia de reposição hormonal, sabe-se que uma alimentação saudável e balanceada associada a uma boa atividade física, é fundamental para quem está entrando ou já se encontra na menopausa.
Diversos estudos demonstram que alguns alimentos ricos em fitoestrógenos, grupo de compostos derivados de plantas biologicamente ativos com propriedades semelhantes ao estrogênio natural, atuam de forma a amenizar os sintomas da menopausa.
Estes compostos são encontrados em algumas leguminosas, frutas, vegetais crucíferos, sementes e oleaginosas, como a soja, grão de bico, lentilha, feijões, tofu, abacate, brócolis, e linhaça, de preferência, orgânicos.
Além destes compostos, diversos nutrientes são fundamentais para a saúde da mulher nesta fase, por isso, a nutrição é uma grande aliada neste período tão delicado como a menopausa.
Não espere os sintomas se agravarem, procure orientação nutricional e viva melhor!
Autora: Rachel Neto | Nutricionista
Referências:
Fernandes., et al. Endocrinologia feminina. Barueri SP Manole, 2016.
Glisic, M., et al. Phytoestrogen supplementation and body composition in postmenopausal women: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials, Maturitas (2018).
Ramos, A.P., et al. Nutrição Funcional na saúde da mulher, Atheneu (2018).
Vabre, P., et al. Environmental pollutants, a possible etiology for premature ovarian insufficiency: a narrative review of animal and human data. Environmental Health (2017).