Vai praticar atividades físicas? Procure profissionais qualificados!

Todo mundo, até quem é sedentário, conhece os benefícios de praticar atividades físicas regularmente. O conceito fitness-wellness significa saúde e harmonia entre o corpo, a mente e o espírito. O que algumas pessoas ainda desconhecem são os riscos que os exercícios podem trazer quando realizados de forma incorreta. Da fadiga muscular às lesões definitivas, a lista de prejuízos é enorme! Exercício é coisa séria.

Há 20 anos, desde a promulgação da Lei 9.696/98, o CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) e o CREF (Conselho Regional) chamam atenção para a importância da orientação e supervisão de qualquer programa de treinamento por profissionais qualificados.

Campanhas veiculadas em meios impressos, na internet e na TV têm conscientizado a população e alertado sobre os perigos de se exercitar sem o apoio de quem realmente sabe o que está fazendo. Nas escolas, nos clubes, nas academias ou em quaisquer outros espaços recreativos, a segurança deve estar em primeiro lugar!

O professor Ricardo Vilar, Coordenador de Fitness e de Aulas Coletivas da Max Forma convida para uma reflexão: “Você não se arriscaria a construir um prédio sem o aval de um engenheiro, certo? E por que entregaria o seu corpo a um profissional qualquer – ou a profissional nenhum? É no seu corpo que você vai morar a vida inteira. Então, o melhor que você tem a fazer é cuidar bem dele, contando com orientação e acompanhamento contínuos”.

Ricardo fala com o conhecimento e a experiência de um profissional graduado em Educação Física CREF nº RJ-031316- UFRJ (pós-graduado em Treinamento Funcional, Recuperação de Lesão, Musculação e Treinamento de Força): “É preciso respeitar a individualidade de cada praticante, desde a avaliação médica e física até a prescrição e execução dos exercícios – não apenas para garantir eficácia do processo, mas a segurança do aluno”.

Segundo ele, a avaliação médica prévia é fundamental para conhecer o histórico de cada aluno e traçar a melhor estratégia para que ele alcance os resultados que procura. Em seguida, a avaliação física ajuda a escolher a frequência da atividade correta, da carga do exercício e da quantidade de repetições, entre outros fatores. Tomadas essas decisões, acompanhamento cuidadoso leva às correções e adaptações cabíveis.

Pessoas que se intitulam Instrutores ou Coaches de Saúde e Bem-estar, mas não têm qualquer formação reconhecida, se multiplicam no mercado. Aplicativos e artigos de revistas que oferecem dicas fitness e planilhas de condicionamento prontas também são fáceis de encontrar. Fuja dessas ciladas.

Conte com a Max Forma! Aqui na academia, você encontra uma equipe de profissionais qualificados e um ambiente preparado para atendê-lo do jeito que você merece: com cuidado, ética e segurança.

Antes de começar a frequentar as aulas ou o espaço de musculação, agende a sua Avaliação Funcional na recepção. Você também pode reagendar esse encontro a cada três meses para checar o seu desenvolvimento. Com o seu programa em mãos, conte com as recomendações dos nossos professores e coordenadores. Eles estarão sempre por perto. Cuide do seu corpo de forma consciente!

Compatilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *