Exercícios para gestantes

Seu bebê vai nascer. Que acontecimento único e especial! Ver pela primeira vez o seu rostinho… Tocar sua pele… Sentir seu cheirinho… Que turbilhão de emoções! É ansiedade que não acaba mais!

E o parto propriamente dito? As dores? A recuperação? Impossível não criar expectativas em relação a isso também. Além de realizar todos os exames necessários, será que dá para se preparar de mais alguma forma?

Dá. Para entender como os exercícios físicos podem ajudar as futuras mamães, conversamos com a professora Tatiana Barroso Ventura, fisioterapeuta obstétrica e uroginecológica. Confira a seguir.

Malhação durante a gestação?

“Sim! Além de ajudar a preparar o corpo da mulher para trazer o bebê ao mundo, a atividade física bem orientada e supervisionada durante a gravidez favorece também a recuperação pós-parto”, explica Tatiana. “Existem exercícios específicos para trabalhar o chamado assoalho pélvico, que é a estrutura muscular, fáscia e de ligamentos responsável pela sustentação dos órgãos da região do baixo ventre.”

Entre os principais benefícios de realizá-los estão o ganho de consciência corporal e de força na região, “que ajudam a gestante a fazer o uso da musculatura correta no momento da expulsão do bebê e a relaxar mais facilmente depois da passagem. O parto fica mais agradável, com o mínimo de desconforto”, completa a professora.

De que atividades estamos falando?

Muitos exercícios são aliados das futuras mamães, mas os realizados com a Bola Suíça (também conhecida como Bola de Pilates) estão entre os mais utilizados para que elas se movimentem com segurança.

“Com a bola, é possível relaxar a região lombar, alongar e até reforçar a musculatura”, esclarece Tatiana. “A gestante pode, por exemplo, sentar-se na bola confortavelmente, com os pés bem apoiados e firmes no chão, e realizar exercícios de dissociação de cintura pélvica: de báscula, laterais, em oito e circulares”, explica a professora.

Algo mais?

Os exercícios de Kegel também são muito úteis para a dilatação no momento do parto. Eles trabalham os músculos do períneo, localizado na base da pelve e são essenciais para a sustentação de órgãos e a expulsão do bebê.

Tatiana comenta que, se esses músculos estiverem tonificados, muitos dos desconfortos do final da gravidez serão aliviados. Por exemplo? “As dores nas costas! Porque a gestante consegue controlar melhor o peso extra da barriga”.

Ainda segundo ela, o fortalecido dessa área também melhora os controles fecal e urinário – alterados durante a gravidez. Mas o principal benefício é a diminuição da probabilidade de estiramento/laceramento durante o parto!

“Os exercícios são simples e podem ser realizados enquanto sentada, deitada ou de pé – com ou sem a bola suíça”, explica Tatiana. “A gestante faz contração dos músculos da região pélvica (como se estivesse prendendo o xixi) e mantém por alguns segundos (o tempo é estipulado pelo fisioterapeuta após avaliação). Depois, é só relaxar completamente os músculos, sempre associando os movimentos à respiração.”

Como a Max Forma pode ajudar?

Os exercícios citados pela professora podem ser realizados individualmente ou em pequenos grupos – por exemplo, em aulas de Pilates, como as da Max Forma. Outras atividades também ajudam a dilação no momento do parto, como a natação e a caminhada.

Vale sempre lembrar que as atividades físicas para grávidas devem ser autorizadas pelos seus obstetras e devem ser realizadas com auxílio de fisioterapeutas especializados. Na Max Forma, você conta com uma equipe altamente qualificada para melhor atendê-la. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas sobre as modalidades e sugerir as melhores opções para você.

Compatilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *