Recuperando seu fôlego: Diga não ao tabaco!

A vida cada vez mais atarefada e corrida faz com que muitos procurem uma forma nada saudável de se sentirem relaxados: o cigarro. Com o passar dos anos, o número de pessoas que apresentam problemas graves que afetam não só os pulmões (como o câncer de pulmão ou enfisema), mas também outros órgãos vitais, como o cérebro (derrame cerebral) e o coração (infarto e doença isquêmica coronariana), por exemplo, tem causado maior preocupação aos especialistas.

Com isso, os órgãos de saúde tem se empenhado na divulgação da campanha anual organizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) sobre o Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco, o dia 31 de maio. Data celebrada desde 1987 graças à iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que almeja ajudar a população a se conscientizar sobre os malefícios do tabagismo e a divulgação de alternativas que são um suporte fundamental na caminhada de superação do vício.

Nicotina e dependência química

O INCA explica que na composição química do cigarro está a nicotina, substância “considerada uma droga, pois ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência”.  A dependência química gera tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a nicotina, mesmo naqueles mais empenhados em largar o tabagismo.

Associado a isso, é comum o ganho de peso nos primeiros meses sem o cigarro, facilmente explicado pelo retorno do paladar e apetite, o que é um sinal de que o corpo está no caminho certo. É preciso apenas escolher bem os alimentos e evitar o consumo exagerado de doces e guloseimas para que o corpo se recupere bem e você se sinta com o fôlego renovado.

Benefícios de parar de fumar

  1. Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  2. Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  3. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  4. Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  5. Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  6. Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  7. Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  8. Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.*

Incluindo os exercícios na mudança de hábitos

  • Aulas relaxantes: experimentar atividades relaxantes como a meditação e Yoga é ótimo para o bem-estar em geral de quem está precisando recuperar o fôlego.
  • Caminhada e corrida: praticar os exercícios mais simples para liberar a endorfina, hormônio que causa bem-estar. Ao se movimentar pelas ruas, ou nas esteiras e bikes da academia (nas aulas de bike indoor ou running), o corpo começa responder melhor e você se sente mais confiante e feliz.
  • Danças: aprender novos ritmos e coreografias, como nas aulas de zumba, também é uma ótima alternativa para quem precisa adotar hábitos mais saudáveis, pois é possível se exercitar de uma forma descontraída e leve enquanto dança.

 

Os professores da Academia Max Forma estão esperando por sua visita, venha conhecer nossos treinos curtindo uma aula experimental dessas atividades que podem lhe ajudar a vencer esse mal.

Compatilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *