Vitamina D contra o câncer

Que o câncer é uma das doenças que mais matam no mundo, quase todo mundo já sabe. O que pode não estar claro para muita gente é que ocorrências que se devem apenas a fatores hereditários são raras. Isso quer dizer que, na maioria dos casos, o câncer pode ser prevenido!

Fernanda Caldas, consultora NutriCorp na Max Forma, explica que “uma das nossas grandes aliadas é a vitamina D, capaz de atuar desde os processos de diferenciação e crescimento das células saudáveis até a autodestruição das estruturas tumorais”. Segundo a nutricionista, a vitamina D também tem influência positiva no funcionamento do nosso sistema imunológico.

Agora você entende por que essa vitamina tem sido tão receitada, não é mesmo?

O fim das células defeituosas

De forma simplificada, o câncer pode ser explicado como um crescimento desordenado de células. Agressivas e incontroláveis, elas se multiplicam rapidamente, invadindo tecidos e órgãos. Por vezes, atingem diferentes regiões do corpo – casos a que chamamos de metástases.

Entre as estratégias mais eficazes de tratamento, estão a apoptose, que é a indução da morte programada das células cancerosas, e a eliminação dos tumores como resposta à radiação. Fernanda conta que, “nos dois processos e também na fase de recuperação dos pacientes, quando o sistema imunológico tem papel igualmente importante, a presença da vitamina D é considerada essencial”.

Os dados estatísticos, porém, são alarmantes: a deficiência dessa vitamina é atualmente considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. A boa notícia é que você pode fazer a sua parte para mudar esse cenário.

Alimentos fontes de vitamina D

Cerca de 10% a 20% da vitamina D necessária para o bom funcionamento do nosso organismo vêm da alimentação. Substância lipossolúvel (ou seja, solúvel em gordura), ela pode ser de origem vegetal ou animal:

  • a vitamina D2 (ergocalciferol) é de procedência vegetal. A dica da nutricionista é incluir fungos comestíveis (cogumelos) no cardápio – como shimehi, shitake e portobello;
  • a vitamina D3 (colecalciferol) provém dos animais. Para consumi-la, vale explorar receitas de peixes gordurosos de água fria e profunda (como atum e salmão) e incluir mais gema de ovo no cardápio.

Seu lugar ao sol

Os outros 80% a 90% de que você vai precisar são sintetizados pelo próprio corpo. Neste quesito, nós, brasileiros, somos sortudos, porque o processo depende da luz solar.

Para desfrutar os benefícios, você nem vai precisar ficar lagarteando na praia ou à beira da piscina: uma caminhada diária de 15 a 20 minutos no início da manhã ou no fim da tarde (quando o sol é mais ameno) já é suficiente.

Pense nisso

O Movimento Outubro Rosa nasceu com o intuito de conscientizar, especialmente as mulheres, sobre os fatores de risco e o diagnóstico precoce do câncer de mama, mas, como você pode ver, a prevenção de todos os tipos de câncer pode – e deve! – ser realizada durante todo o ano.

Aproveite a deixa do movimento para repensar seus hábitos alimentares e de atividades físicas. E conte com a equipe Max Forma para alcançar um estilo de vida mais saudável do jeito mais prazeroso! Fernanda Caldas atende todas as quintas-feiras, das 8h às 18h (com pausa para almoço das 12h às 13h). Agende seu horário para fazer a sua avaliação, tirar todas as dúvidas e receber um programa alimentar personalizado.

Compatilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *