Aquáticos desde o ventre

Em se tratando de exercícios físicos, ninguém pode negar: ano após ano, a natação segue à frente como atividade campeã em recomendações médicas para todas as idades. A possibilidade de trabalhar o corpo inteiro com baixo risco de lesões é, sem dúvida, um forte argumento, mas a lista de benefícios vai muito além. Por isso, a Max Forma faz questão de oferecer opções para toda a família, incluindo as gestantes!

Soraia Longui é a nossa professora de Hidrogestante, responsável por acompanhar as futuras mamães até o pós-parto. Depois desse período (a partir dos seis meses ou após liberação médica), é a professora Maira Silva quem dá continuidade ao trabalho, dedicando-se aos bebês e às crianças até os sete anos.

Perguntamos à Maira, quais as vantagens de envolver os pequenos em atividades aquáticas desde cedo e ela explicou que “o desenvolvimento humano é resultado da integração de alguns aspectos: o motor, o cognitivo, o afetivo e o social. E a Natação Mamãe/Bebê e a Natação Infantil permitem que tudo isso seja trabalhado!”.

Motricidade e cognição

Durante as aulas, canções e brincadeiras divertem, estimulam a imaginação, despertam sensações e incentivam a expressão motora. São maneiras divertidas e prazerosas de envolver os bebês e as crianças e provocar o corpo.

A professora Maira chama atenção para o fato de que “os bebês são naturalmente atraídos pela água, pois é em um meio líquido (amniótico) que eles passam os primeiros meses de vida”.

Ainda segundo ela, “aqui, do lado de fora, a piscina é um excelente ambiente para seguir explorando, descobrindo e aprendendo”. E completa: “De maneira lúdica, as aulas oferecem as condições necessárias para que as crianças desenvolvam a autonomia e a autoconfiança”. Abaixo o medo do desconhecido!

Vale lembrar que, dos dois aos seis anos de idade, os estilos dos nados propriamente ditos ainda não são abordados. Exercícios de salto, propulsão e deslocamento, entre outros, continuam contribuindo para o desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos.

Socialização e afetividade

A afetividade, como a professora citou, é outro importante elemento a considerar na formação da criança. Por isso, fazemos questão de valorizar nas nossas aulas.

Maira lembra que “o ritmo de vida acelerado que temos vivido nos últimos anos nem sempre permite que os pais passem com os seus filhos o tempo que gostariam. As aulas são, então, uma ótima oportunidade de interagir com os pequenos”. São momentos não apenas educativos, mas afetivos, para dar a atenção e o carinho que eles merecem.

E engana-se quem pensa que as aulas de Natação Mamãe e Bebê são literalmente para as mamães e seus filhotes! Papais, vovós, vovôs, padrinhos e outros responsáveis também podem e são incentivados a acompanhar os bebês e desfrutar o convívio. Durante os trinta minutos de aula, a socialização se estende ainda a outros pais e bebês.

Na Natação infantil, a partir dos dois anos, os aspectos socioafetivos continuam sendo trabalhados. Embora os pais e responsáveis já não participem tão ativamente das atividades dentro da piscina, o apoio familiar e o contato com outras crianças são sempre incentivados.

Confira essas interações em algumas fotos das aulas (na descrição das modalidades no nosso site). Veja também os horários e encontre os mais convenientes para a sua família.

Na Max Forma, você conta com uma equipe aquática de profissionais qualificados e totalmente apaixonados pelo que fazem. Soraia Longui é graduada em Educação Física e especialista em Exercícios para Gestante e Pós-parto. Maira Silva, também educadora física, é pós-graduanda em Psicomotricidade e Educação Especial.

Num ambiente acolhedor, com três piscinas, você tem à disposição toda a infraestrutura necessária para aproveitar os benefícios das atividades aquáticas desde o ventre. Mergulhe nessa ideia!

 

Compatilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *