Ginástica Holística: respiração, equilíbrio e tônus muscular

Em busca de mais saúde e qualidade de vida? Já imaginou fazer uma aula de ginástica que combinasse orientação, prevenção e terapia? Essa aula existe! E o que é melhor: aqui na Max Forma!

A Ginástica Holística nasceu na Europa no início do século passado e recentemente tem conquistado adeptos em todo o território nacional. O método, como o próprio nome indica (vem do grego, “holos”, que se refere ao todo), trabalha corpo e mente de forma integrada. Criado pela médica e fisioterapeuta Luly Ehrenfied, propõe movimentos que desenvolvem a respiração, o equilíbrio emocional e o tônus muscular.

Amália Barbini, sócia-diretora da Max Forma, começou a oferecer as aulas em 1994, quando o método ainda era pouco conhecido por aqui. Sua sucessora é a professora de Educação Física Fernanda Blanco. Graduada pela UFRJ, com especializações nas modalidades Mat Pilates e Pilates com Aparelho, entre outras, ela se apaixonou pelo método desde o primeiro contato.

Por que praticar?

Além de ter a vantagem de trabalhar as emoções e o corpo simultaneamente, Fernanda chama atenção para o aspecto preventivo da Ginástica Holística. Ela explica que “a tendência do brasileiro é de procurar ajuda depois que a dor já está instalada” e completa, dizendo que “é preciso lembrar que é sempre melhor prevenir do que remediar”.

Segundo Fernanda, a Ginástica Holística pode ser uma excelente atividade complementar:

  • à prevenção e ao tratamento de desvios posturais e disfunções motoras;
  • à adaptação a alterações físicas e emocionais durante a gravidez e no pós-parto;
  • ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente;
  • à prática de atividades artísticas, como a dança, o canto e a música.

Entre os benefícios citados pelos praticantes, estão:

  • a melhora no alinhamento postural e na simetria corporal;
  • a redução do estresse e da ansiedade;
  • o alívio de dores corporais diversas;
  • o aumento da flexibilidade e da resistência muscular;
  • a melhora na harmonia e na precisão dos movimentos.

Como funciona?

Os exercícios de Ginástica Holística, ainda que realizados em grupos, são planejados de forma a respeitar o ritmo individual e os limites de cada aluno. Neste momento, você deve estar se perguntando se seria algo perecido com RPG. “Bom, há quem considere como uma alternativa mais abrangente e menos monótona”, explica Fernanda.

Quando perguntada sobre as particularidades do método holístico, a professora conta que uma característica peculiar é que os movimentos não são demonstrados: “Num primeiro momento, eles são cuidadosamente explicados pelo instrutor. Depois, são executados pelos participantes de acordo com as suas possibilidades. Dessa forma, a consciência corporal individual é estimulada ao mesmo tempo em que a força, a resistência e o equilíbrio são desenvolvidos”.

Mais dinâmicas do que as sessões de RPG, as aulas de Ginástica Holística intercalam movimentos de baixo impacto (que enfocam músculos e articulações) e momentos de repouso (que promovem a análise e o autoconhecimento físico e emocional).

O trabalho muscular é feito de forma equilibrada, sem privilegiar grupos específicos e a respiração assume papel importante na medida em que dela depende o bom desempenho de todas as funções do organismo, não apenas no momento da aula.

Experimente!

A professora Fernanda Blanco faz parte da família Max Forma há 20 anos e é um dos nossos maiores exemplos de responsabilidade e dedicação para com os alunos! Anote na agenda: as aulas de Ginástica Holística acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras às 9h da manhã. São aulas coletivas e ideais para jovens e adultos com mais 13 anos de idade. Quarenta e cinco minutos dedicados à sua saúde e bem-estar. Porque você merece.

 

 

Compatilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *