Dicas de alimentação no combate ao câncer

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Confira agora algumas dicas de alimentação no combate ao câncer:

  • Ingerir no mínimo cinco porções de vegetais por dia;
  • Alimentos ricos em fibras regulam o funcionamento do intestino diminuindo o tempo de contato de substâncias tóxicas com as paredes intestinais. A recomendação diária de fibras para um adulto saudável é de 25g a 30g;
  • Dar preferência ao consumo de alimentos orgânicos (aqueles cultivados ou criados sem agrotóxicos). Quando não for possível, selecione frutas, legumes e verduras da época, que tendem a possuírem menos resíduos de agrotóxicos;
  • Evitar o uso de recipientes plásticos para micro-ondas e no congelamento de alimentos, estes podem liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos;
  • Evitar preparar carnes brancas ou vermelhas de forma frita ou churrasco, pois são formados compostos químicos (aminas heterocíclicas) que aderem à superfície das carnes e quando consumidas com freqüência podem favorecer o surgimento do câncer. Procure usar com habitualidade as formas cozidas a vapor, ensopadas ou assadas.
  • Evitar o consumo de refrigerantes, estes contêm a substância 4-MI (4-metil-imidazol), classificada como possivelmente cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse composto é um subproduto do corante caramelo IV presente nessas bebidas.

Além disso é importante manter um peso corporal adequado e a prática regular de atividade física, o excesso de gordura provoca um processo inflamatório e aumenta a produção de hormônios que podem causar danos às células, acelerando o surgimento do câncer.


Nutricionista Fernanda Caldas / CRN4 15100930

 

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